Carta para Camila

mamae

Escolhi esse nome porque acabo de ler um lindo texto da Camila festejando a chegada do primeiro filho dela, mas você pode trocá-lo pelo nome de qualquer mãe de primeira viagem que você conheça, desde que ela tenha corpo e mente cheios de expectativa, amor e disposição. Assim é a Camila. Os olhos dela brilham diante de um bebê desde que eu a conheço, e há poucos dias chegou a hora dela transformar seu dom em prática, sua barriga em colo. E quanta água vai rolar... 

sse amor que você sente ao olhar para este bebê, Camila, vai aumentar. E vai aumentar tanto que vai fazer você crescer um pouquinho a cada dia. Vai te dar poderes que você não sabia que tinha, e também te mostrar limites que você não conhece. Ele vai te ajudar a transpor esses limites, você vai ver. Daqui a pouco - sim, o tempo voa! - você vai ouvir seu filho dizer “mamã” e pronto: o mundo inteiro será seu. Ainda antes de ele dizer, você vai ler essa palavra nos olhos dele, e vai ver que esse amor é indiscutivelmente recíproco, não importa onde ele durma, o quanto ele arrote ou que modelo de fralda você decidiu usar.

É possível que você já tenha aí, no seu peito, a sensação de que é uma outra mulher, mas desconfio que os bebês venham ao mundo com a adorável capacidade de nos reconstruir com base na nossa mais verdadeira essência. Esse pequetito aí vai te dar a chance de experimentar de novo as cores, os cheiros, os sabores e até as dores do mundo, como se fosse a primeira vez. Tudo muda de perspectiva, e você vai poder revisitar e reconstruir as suas mais profundas convicçōes. Talvez você se torne outra pessoa, mas o mais provável é que vire uma melhor versão do que sempre foi. Culpa do bebezinho!

E que sorte tem seu filho! Não é todo mundo que tem, à espera dele do lado de cá, alguém que o quer, que se preparou para ele, que tem plena noção do tamanho do desafio que é crescer. Eu sei que, apesar de todos os seus cuidados e da sua vontade imensa, você eventualmente vai falhar. Educar é muito mais complexo do que cuidar, e a gente precisa de poucos meses para descobrir isso, embora existam certas sensações que só mesmo a passagem de um ano ou dois vai trazer para a sua vida. E outras tantas, eu aposto, ainda vão surpreender a mim e a você daqui a uma década ou duas... Mas vai dar tudo certo! Eu me lembro de ainda grávida ter ouvido de um conhecido, num papo absolutamente informal, uma frase que me acalma e me dá firmeza até hoje: havendo amor, dedicação e verdade, vai dar certo!

Toda vez que acompanho, ainda que de longe, o nascimento de uma criança, revivo todas as minhas primeiras sensaçōes e me emociono com a grandeza indescritível deste nosso papel de mãe. Obrigada, Camila, pela inspiração que revitaliza e impulsiona não só a mim, mas aposto que a muitos outros à sua volta. Feliz vida nova!

Leia também: